Segundo a NR 12, em seu item 12.15, “Devem ser aterrados, conforme as normas técnicas oficiais vigentes, as instalações, carcaças, invólucros, blindagens, ou partes condutoras das máquinas e equipamentos que não façam parte dos circuitos elétricos, mas que possam ficar sob tensão.
Sabemos que a inspeção visual é o primeiro passo para essa avaliação. Através dessa inspeção conseguimos verificar e definir se há a interligação entre a malha de aterramento e demais partes condutoras, tais como carcaças de motores, grades de proteção, corpo de máquinas entre outras
Mas, além dessa inspeção visual a avaliação através de aplicação de aparelhos e equipamentos específicos com medições apropriadas, garantem uma avaliação mais detalhada, trazendo facilidade na identificação dos possíveis problemas e consequentemente soluções rápidas e objetivas.
Essas avaliações são realizadas através de medição ôhmica, utilizando-se aparelhos como o microhmimetro.
Os Microhmimetro / Ponte Kelvin são equipamentos destinados a medir valores de resistências elétricas muito baixa, utilizando a técnica de 4 fios, para anular as resistências dos condutores das pontas de prova, objetivando a alta precisão necessária a este tipo de aplicação.
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